A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200001Palavras-chave:
avaliação de desempenho, construção de um modelo híbrido, programa de pós-graduaçãoResumo
Neste artigo, objetiva-se explorar a questão da qualidade de ensino, pelo viés da avaliação de um programa de pós-graduação - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC) - operacionalizada por meio da construção de um modelo híbrido, explorado em sua fase de estruturação. O construto teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de avaliação de instituições educacionais e às premissas do instrumento teórico-metodológico de intervenção selecionado - Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de instituições educacionais nos contextos internacional e nacional, bem como a perspectiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a construção do modelo foram utilizados: pesquisa documental na Capes, documentos intrínsecos ao PPGC-UFSC, questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas (com os docentes e a coordenação). Em virtude de sua natureza, o modelo híbrido conseguiu: integrar percepções internas e externas, configurando-se como um modelo válido e legítimo; detectar convergência de quesitos oriundos da Capes e do PPGC-UFSC, reiterando sua importância; identificar especificidades do PPGC-UFSC, contribuindo, assim, para seu diferencial; identificar e salientar quesitos advindos da Capes, antes não considerados pelo PPGC-UFSC.Downloads
Downloads
Publicado
2008-06-01
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa
Como Citar
A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. (2008). Revista De Administração, 43(2), 117-137. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200001