Amigos, amigos: negócios à parte?

Autores

  • Eloisio Moulin de Souza Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa
  • Agnaldo Garcia Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000300003

Palavras-chave:

amizade, apoio social, relacionamento interpessoal

Resumo

Neste trabalho, teve-se por objetivo analisar a forma como executivos masculinos do setor financeiro conceituam amizade no ambiente de trabalho e como percebem o apoio social recebido de amigos. Foram entrevistados dez executivos do setor financeiro, responsáveis por área estratégica, visando obter informações sobre a influência das relações de amizade no local de trabalho para a construção de apoio instrumental, informacional e emocional desses entrevistados. O tipo de pesquisa é qualitativo e o método utilizado foi o estudo de caso em que se usou a técnica de entrevista narrativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os executivos. Apesar do caráter abstrato e despersonalizado atribuído às pessoas no trabalho por alguns teóricos e por organizações contemporâneas, que consideram o ambiente organizacional como um local neutro e isento de manifestações de ordens social e afetiva, todos os participantes reconheceram a presença de relações de amizade no ambiente de trabalho. Embora o conceito de amizade tenha diferido entre os pesquisados, todos afirmaram, independentemente do conceito adotado, que as amizades representam importante fonte de apoio social, em suas formas instrumental, emocional e informacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Amigos, amigos: negócios à parte?. (2008). Revista De Administração, 43(3), 238-249. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000300003