Análise exploratória sobre a mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?

Autores

  • Pedro Marcos Roma de Castro Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Geciane Silveira Porto Universidade de São Paulo; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Inovação Farmacêutica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000100004

Palavras-chave:

estágio pós-doutoral, produção científica, gestão de C&T

Resumo

A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como um estudo de caso de caráter exploratório e teve como objetivo mapear a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção dos docentes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. O estudo busca a mensuração de variações da produção científica em panoramas ex ante e ex post e encontra-se circunscrito a grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra, e Saúde. Enquanto parte de um estudo mais amplo em que se objetiva estudar a influência do pós-doutorado sobre a produtividade no sistema de pós-graduação da universidade, neste artigo investiga-se especificamente se ocorrem diferenças significativas na variação da produção em Ciência e Tecnologia (C&T) em função da grande área do conhecimento de atuação do pesquisador. Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho de 2003, os dados levantados apontam diferenças entre as áreas do conhecimento em termos da produção absoluta (número de artigos publicados). Contudo, o confronto da produção em C&T antes e depois do treinamento pós-doutoral aponta para um comportamento de variação ou de sobressalto na produção científica cujo resultado sugere não haver diferenças significativas, além de demonstrar homogeneização relativa entre as grandes áreas do conhecimento investigadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

Como Citar

Análise exploratória sobre a mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?. (2010). Revista De Administração, 45(1), 43-56. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000100004