Atitude em relação a atributos ecológicos de produtos como base de segmentação de mercado consumidor

Autores

  • Sérgio Luís Stirbolov Motta Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fauze Najib Mattar Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100004

Palavras-chave:

atitude, segmentação de mercado, produto ecologicamente correto, análise multivariada

Resumo

No estudo aqui apresentado, verificou-se a utilização da variável atitude em relação a atributos ecologicamente corretos de bens de consumo como base para a segmentação de mercado. Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio do estudo de campo, com amostra não probabilística por conveniência de estudantes e professores de uma universidade da cidade de São Paulo/SP, que expressaram suas opiniões por autopreenchimento de um instrumento de coleta de dados estruturado e disfarçado. Os dados foram analisados com duas técnicas multivariadas: análise fatorial e análise de conglomerados. Com a primeira foi possível reduzir o conjunto de variáveis a dois fatores: ciclo de vida e economicidade; os escores desses fatores foram utilizados como entradas à análise de conglomerados. Essa análise gerou conglomerados, possibilitando conclusão favorável ao problema de pesquisa. Os resultados confirmaram as expectativas iniciais da pesquisa quanto à possibilidade de obtenção de conglomerados utilizando a atitude em relação a produtos com atributos ecologicamente corretos.

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Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Atitude em relação a atributos ecológicos de produtos como base de segmentação de mercado consumidor. (2011). Revista De Administração, 46(1), 32-44. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100004