O desafio da convergência: uma análise do ecossistema da TV aberta no Brasil

Autores

  • Marco Aurélio de Souza Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto COPPEAD de Administração
  • Paula Castro Pires de Souza Chimenti Ibmec Rio de Janeiro
  • Antônio Roberto Ramos Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto COPPEAD de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100006

Palavras-chave:

ecossistemas, estratégia, tecnologia, métricas, TV

Resumo

Com o crescente ritmo de inovação, característico da realidade dos negócios atuais, e a convergência de uma série de indústrias, a composição de estratégias precisa cada vez mais contar com ferramentas capazes de monitorar a troca de informações e de recursos intra e entre indústrias, percebendo eventuais adversários e possíveis aliados com antecedência e lucidez. Nesse contexto, no presente estudo apresentam-se ferramentas para analisar de forma ampla e crítica o panorama das Redes de TV no Brasil, utilizando a Análise de Ecossistema para comparar as reações dessas empresas ao avanço de tecnologias e indústrias adjacentes em dois períodos distintos: a década de 1980 e o momento atual. Dessa forma, usando as métricas baseadas nos conceitos de Iyer, Lee e Venkatraman (2006) e as métricas complementares propostas por esses autores (a Densidade Relativa, o Número de Trajetos entre Conteúdo e Consumidor e a Distância entre Distribuidor de Conteúdo e Consumidor), é desenhado e analisado o ecossistema no qual estão inseridas as redes brasileiras de TV aberta. A partir desse levantamento, admite-se que as Redes de TV brasileiras vêm perdendo sua influência não apenas dentro de sua indústria, mas também em setores correlatos, o que pode comprometer sua competitividade e sua capacidade de reagir a um mundo em constantes mudanças num futuro não muito distante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

O desafio da convergência: uma análise do ecossistema da TV aberta no Brasil. (2011). Revista De Administração, 46(1), 61-72. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100006