O desafio da convergência: uma análise do ecossistema da TV aberta no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100006Palavras-chave:
ecossistemas, estratégia, tecnologia, métricas, TVResumo
Com o crescente ritmo de inovação, característico da realidade dos negócios atuais, e a convergência de uma série de indústrias, a composição de estratégias precisa cada vez mais contar com ferramentas capazes de monitorar a troca de informações e de recursos intra e entre indústrias, percebendo eventuais adversários e possíveis aliados com antecedência e lucidez. Nesse contexto, no presente estudo apresentam-se ferramentas para analisar de forma ampla e crítica o panorama das Redes de TV no Brasil, utilizando a Análise de Ecossistema para comparar as reações dessas empresas ao avanço de tecnologias e indústrias adjacentes em dois períodos distintos: a década de 1980 e o momento atual. Dessa forma, usando as métricas baseadas nos conceitos de Iyer, Lee e Venkatraman (2006) e as métricas complementares propostas por esses autores (a Densidade Relativa, o Número de Trajetos entre Conteúdo e Consumidor e a Distância entre Distribuidor de Conteúdo e Consumidor), é desenhado e analisado o ecossistema no qual estão inseridas as redes brasileiras de TV aberta. A partir desse levantamento, admite-se que as Redes de TV brasileiras vêm perdendo sua influência não apenas dentro de sua indústria, mas também em setores correlatos, o que pode comprometer sua competitividade e sua capacidade de reagir a um mundo em constantes mudanças num futuro não muito distante.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-03-01
Edição
Seção
Estratégia & Economia de Empresas
Como Citar
O desafio da convergência: uma análise do ecossistema da TV aberta no Brasil. (2011). Revista De Administração, 46(1), 61-72. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100006