Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras

Autores

  • Marco Antonio de Moraes Ocke Universidade de São Paulo
  • Ana Akemi Ikeda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1176

Resumo

O objetivo neste trabalho é contribuir com o repensar da natureza e do significado do marketing de lugar presente na literatura, descrevendo as três principais perspectivas influentes em seu desenvolvimento – promoção, planejamento e branding – e apresentar uma análise crítica de seu processo de evolução. No intuito de orientar o entendimento, evitar interpretações individuais e propor uma linguagem comum, a análise compreende a convergência das perspectivas em um conceito caracterizado como uma importante ferramenta de gerenciamento das trocas que ocorrem em âmbito territorial visando ao desenvolvimento socioeconômico da localidade. Como contribuição, sugere-se uma estruturação para investigações futuras identificando lacunas entre a teoria do marketing de lugar e a forma como é compreendido, assim como as dificuldades significativas para sua implementação.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras . (2014). Revista De Administração, 49(4), 671-683. https://doi.org/10.5700/rausp1176