Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200457Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior.Downloads
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Publicado
2016-06-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
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Como Citar
COSTA, L. C. A. da, PASSOS, P. C. B., BELEM, I. C., CONTREIRA, A. R., & VIEIRA, L. F. (2016). Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(2), 457-465. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200457