Extroversão, prática mental e perspectivas de mentalização na aquisição da estrela da ginástica artística
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010115Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Habilidade motora, Personalidade, Diferenças individuais, Ginástica artística.Resumo
O presente trabalho teve como objetivos (1) investigar os efeitos da prática física (PF) associada à prática mental (PM) com mentalização interna (MI) e externa (ME) na aprendizagem da habilidade “estrela” da ginástica artística e (2) correlacionar escores de extroversão e de desempenho na tarefa. Trinta adolescentes (12,93 ± 0,73 anos) foram designadas a dois grupos: 1) PF seguida de PM com ME (n=15) e 2) PF seguida de PM com MI (n=15). O delineamento constou de pré-teste, aquisição, pós-teste, retenção e transferência (todas as fases foram fi lmadas, exceto a aquisição). Os registros em vídeo foram analisados por meio de uma lista de checagem da estrela. O Eysenck Personality Questionnaire foi utilizado para classifi car as participantes quanto a níveis de extroversão. As análises apontaram que houve melhora de desempenho dentro de cada grupo (do pré-teste para os outros testes), mas que em nenhuma das fases houve qualquer diferença signifi cativa entre os grupos. No entanto, uma correlação positiva e moderada foi detectada entre os escores de extroversão e de desempenho no grupo ME. Esses achados reforçam a importância da PM como estratégia complementar à PF e sinalizam a existência de relação entre extroversão, desempenho da estrela e perspectiva de mentalização.Downloads
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Publicado
2017-12-19
Edição
Seção
naodefinida
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Como Citar
Moura, M., Souza, M. M., Neiva, J. F. O., & Meira Junior, C. M. (2017). Extroversão, prática mental e perspectivas de mentalização na aquisição da estrela da ginástica artística. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(1), 115-123. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010115