Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000200007Palavras-chave:
Educação física, Educação permanente, Inclusão, Contexto educacional, Professores de educação física, Formação profissionalResumo
O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-06-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Cruz, G. de C., & Ferreira, J. R. (2005). Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(2), 163-180. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000200007