Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100002Palavras-chave:
Jovens, Treinador, Tarefa, Ego, AtitudesResumo
O estudo investiga o efeito da experiência do treinador sobre as categorias observadas da comunicação em competição, as orientações para a realização de objetivos, as atitudes face à prática desportiva e as percepções dos atletas sobre o comportamento do treinador. Utilizando o Coach Behavior Assessment System (CBAS), de Smith, Smoll e Hunt (1977), foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos masculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipes observadas (n = 58) preencheram as versões portuguesas do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (Chi & Duda, 1995) e do Sport Attitudes Questionnaire/SAQ (Lee & Whitehead, 1999), bem como o questionário de percepções do comportamento do treinador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente significativo da experiência ou inexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões dos questionários.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-03-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Gonçalves, C. E., Silva, M. J. C. e, Cruz, J., & Figueiredo, A. (2010). Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(1), 15-26. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100002