Perspectivas de avaliação nas/das bibliografias na formação inicial em Educação Física

Autores

  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Aline de Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. Prefeitura Municipal da Serra, Serra, ES, Brasil.
  • Matheus Lima Frossard Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040589

Palavras-chave:

Formação de professores, Avaliação da aprendizagem, Possibilidades avaliativas

Resumo

Este estudo objetiva dar visibilidade ao modo como o debate da avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores de Educação Física, de seis Universidades Federais brasileiras, têm se articulado com a perspectiva de formação desses cursos. De caráter qualitativo e utilizando a metodologia crítico-documental1 , faz uma análise das ementas das disciplinas de avaliação e das 17 bibliografias de autores da Educação Física nelas referenciadas. A textualidade das obras expressa maior preocupação com teorias da aprendizagem cognitiva e motora e sua relação com o ensino da Educação Física escolar, deixando a discussão sobre avaliação em segundo plano. A pesquisa indica que os autores das bibliografias se apropriam dos debates produzidos no campo da Educação, fazendo uma releitura das concepções avaliativas bem como dos instrumentos por elas sinalizados. Como resultado, apresenta uma variedade de registros avaliativos comuns a diferentes componentes curriculares, considerando também a especifi cidade da Educação Física.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Stieg, R. ., Vieira, A. de O. ., Frossard, M. L. ., Mello, A. da S. ., Ferreira Neto, A. ., & Santos, W. dos. (2020). Perspectivas de avaliação nas/das bibliografias na formação inicial em Educação Física. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(4), 589-609. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040589