Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social

Autores

  • Alan Barbosa Correa Ciriaco Faculdade Lusófona, Cotia, SP, Brasil. Faculdade Capital Federal, Taboão da Serra, SP, Brasil.
  • Juliana Maia Garcia Faculdade Lusófona, Cotia, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22

Palavras-chave:

Formação de formadores, Formação de licenciados em Educação Física, Formação do professor reflexivo, Formação de educadores, Training of reflective teacher, Educator training

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Ciriaco, A. B. C. ., & Garcia, J. M. . (2021). Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 15-22. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22