Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22Palavras-chave:
Formação de formadores, Formação de licenciados em Educação Física, Formação do professor reflexivo, Formação de educadores, Training of reflective teacher, Educator trainingResumo
O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.
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