Como iniciar a Ginástica Rítmica? Perspectivas de treinadoras medalhistas em campeonatos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215035Palavras-chave:
Iniciação esportiva, Métodos de ensino, Competição, InfânciaResumo
O objetivo deste estudo é identificar e analisar os métodos de ensino abordados na iniciação esportiva (IE) competitiva da Ginástica Rítmica (GR). Aplicamos a entrevista semiestruturada com seis treinadoras das categorias de base das instituições medalhistas nos Campeonatos Brasileiros de GR 2019. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise temática. Dentre os temas que emergiram, discutimos nesse artigo o tema 1: “Métodos de ensino na GR: Opções e caminhos inevitáveis”. Identificamos e analisamos os métodos de ensino abordados pelas treinadoras, a saber: a) a prática do todo, que une os movimentos corporais à manipulação dos aparelhos; b) o método parcial, que separa os movimentos corporais da manipulação dos aparelhos; c) os processos pedagógicos, que consistem no aperfeiçoamento técnico de movimentos fracionados e realizados progressivamente; d) a ajuda manual, à qual o treinador presta assistência física direta às ginastas; e) o estilo de ensino recíproco, em que as ginastas executam sua tarefa e avaliam a tarefa das colegas; f) o estilo de ensino por comando, em que as crianças reproduzem o movimento orientado ou executado pela treinadora ou ginastas mais experientes e; g) o estilo de ensino por descoberta dirigida, em que as ginastas exploram os aparelhos sob orientação das treinadoras. Consideramos que o método mais apropriado seria aquele que se ajustasse ao tempo, condições e necessidades dos aprendizes. Então, desenvolver o ensino de qualidade, que interesse à ginasta, valorize suas potencialidades, compreenda-a e auxilie-a em suas fragilidades, implicaria na prolongação da sua carreira e preservaria sua motivação e saúde.
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