A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200009Palavras-chave:
Identidade profissional, Professor, Desenvolvimento profissional, Educação física, Revisão sistemática da literaturaResumo
O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Comportamental e Pedagógica
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Gomes, P. M. S., Ferreira, C. P. P., Pereira, A. L., & Batista, P. M. F. (2013). A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(2), 247-267. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200009