O Aprendizado sobre a Hanseníase e Tuberculose a partir de um Projeto de Cultura e Extensão: Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p39-47Palavras-chave:
Hanseníase, Tuberculose, Atenção Primária à SaúdeResumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de bolsistas no desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto de cultura e extensão Hanseníase e Tuberculose na Atenção Primária: organização de dados e busca ativa em uma unidade básica de saúde no período de 2010 a 2014. Estudo qualitativo, descritivo que tem por material empírico a reflexão dos bolsistas. Como potencialidades aponta-se a sensibilização da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), em especial, dos agentes comunitários de saúde com relação ao tema da hanseníase e tuberculose; aumento da busca ativa de casos; realização de atividades em sala de espera; articulação do nível distrital e a equipe da UBS com relação à responsabilização pelos casos; vivência dos estudantes da graduação em visitas domiciliares, atendimento individual e atividades educativas às famílias com hanseníase e tuberculose. A partir da vivência houve a fundação da Liga de Hanseníase e articulação ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Como limites da experiência considera-se a não realização das atividades desenvolvidas pelos bolsistas pela equipe da UBS e a participação de estudantes de outros cursos da área de saúde. O projeto promoveu aprendizados na organização de atividades coletivas, liderança e a produção de pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).