Coleta Seletiva, Educação Ambiental e Promoção do Trabalho Decente em Ribeirão Preto (SP): Conquistas, Reveses e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p59-72Palavras-chave:
Cooperativismo, Resíduos Sólidos, Empoderamento, Direitos Socioambientais, Trabalho DecenteResumo
O artigo reflete conquistas, reveses e desafios do projeto de cultura e extensão universitária da FDRP-USP com eixo na política de resíduos sólidos e no trabalho decente de apoio à Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas, que gerencia os recicláveis de Ribeirão Preto, articulada com cerca de 15 instituições, dentre as quais a USP. O projeto conta com bolsistas cuja atuação engloba a realização de oficinas com os cooperados, objetivando a otimização do trabalho cooperativo e o resgate da autoestima dos cooperados. Participaram de reuniões do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em vista da consolidação de direitos fundamentais desses indivíduos. As ações do projeto consistem em processos dialogados, participativos e de construção coletiva de enfrentamento dos desafios, em perspectiva sociojurídica e ambiental. Houve resistência das instâncias de poder público na oitiva demanda, quer pelos óbices burocráticos apresentados, quer por razões de interesse político-eleitoreiro. As ações realizadas contribuíram para o empoderamento das lideranças da cooperativa. A situação crítica vem se revertendo recentemente graças à rede de solidariedade e pressão que se formou em torno do projeto de cooperativismo. Os participantes realizam diagnóstico contínuo dos desafios e fomentam novos caminhos e soluções socioambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).