“O Museu é Seu”: Acesso a Visitação Virtual em Museus de Arte para Todos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p53-68Palavras-chave:
Museus de Arte. Cultura Visual. Estudos da Deficiência. Acessibilidade. Inclusão DigitalResumo
Museus de arte são espaços culturais que recebem um público bastante diverso. Entre os visitantes, há pessoas com deficiências de várias naturezas que exigem alguns cuidados especiais para circular nos espaços museológicos e para acessar informações sobre o acervo. No atual contexto de inclusão, percebe-se uma crescente preocupação quanto ao acesso cultural das pessoas com necessidades especiais e muitas institui- ções culturais têm realizado ações voltadas especificamente para as pessoas com deficiência. Este texto apresenta uma síntese sobre políticas públicas que buscam assegurar o acesso à cultura para todas as pessoas. Com base num estudo de sites da internet de museus de arte, este artigo aborda as “Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web” do World Wide Web Consortium (W3C) e discute a experiência de simular visitas com o monitor do computador desligado para sites de nove museus que indicam na página de abertura que atendem aos requisitos de acessibilidade digitalDownloads
Downloads
Publicado
2016-11-11
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
“O Museu é Seu”: Acesso a Visitação Virtual em Museus de Arte para Todos. (2016). Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 53-68. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p53-68