Formação Permanente de Professores de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Parceria Universidade e Escola Técnica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Saúde.Resumo
A atuação de professores na modalidade educação profissional técnica de nível mé- dio (EPTNM) na área da saúde, especificamente na enfermagem, é de fundamental importância, tendo em vista o contingente numérico de trabalhadores técnicos de enfermagem (e auxiliares) e a relevância das ações de cuidado pelas quais se responsabilizam nos cenários da saúde, nos distintos níveis de atenção. O objetivo deste relato de experiência é descrever e apontar algumas reflexões acerca do projeto de extensão, “Formação de professores de escolas técnicas: interfaces com a licenciatura em enfermagem”, apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo desenvolvido desde agosto de 2016, explicitando também outras atividades voltadas à formação permanente do professor que o antecederam. São destacados aspectos importantes em relação aos processos e aos produtos que compõem esse projeto, sendo pontuadas reflexões e tendo em vista as suas implicações para os envolvidos. Trata-se de uma proposta que, voltada à qualificação da formação do professor enfermeiro e do aluno da EPTNM na área da saúde/enfermagem, pode promover a articulação universidade-escola técnica contribuindo com o fortalecimento do compromisso social da universidade com a educação e a saúde.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-05-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Formação Permanente de Professores de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Parceria Universidade e Escola Técnica. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17, 57-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66