Utilização do ciclo de indagação em um clube de ciências como proposta de integração entre o ensino público escolar e universitário no litoral norte de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p69-80Palavras-chave:
Clube de Ciências. Ciclo de Indagação. EEPE. CEBIMar. Ensino Fundamental.Resumo
O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP promove algumas ações de extensão universitária, com destaque para um projeto em parceria com uma escola pública, denominado Clube de Ciências, que trabalha o processo de construção do conhecimento científico com alunos do ensino fundamental. As atividades são pautadas pelo Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE), uma proposta didático-pedagógica que utiliza a curiosidade como base para o questionamento e investigação do ambiente. A ferramenta metodológica do EEPE é o Ciclo de Indagação, uma abordagem alternativa ao método científico convencional que presume responder uma pergunta originada da observação do ambiente por meio de uma ação que resulta numa coleta de dados, os quais levam a uma discussão e à proposição de uma nova pergunta. As atividades contaram com participação relevante dos estudantes, docentes e discentes de ambas as instituições. A forma de trabalho vem sendo avaliada e modificada desde o início do Clube, a fim de tornar a atividade cada vez mais atrativa e lúdica para os participantes. Apesar das dificuldades em manter o número de estudantes até o fim das atividades, o Clube de Ciências demonstrou ser um poderoso agente para o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos de extensão universitária e no engajamento de alunos do ensino público com temas socioambientais.Downloads
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Publicado
2017-11-27
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Artigos
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Como Citar
Utilização do ciclo de indagação em um clube de ciências como proposta de integração entre o ensino público escolar e universitário no litoral norte de São Paulo. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 18, 69-80. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p69-80