Uma experiência de coleta seletiva em condomínios residenciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p7-12Resumo
Neste texto, relatamos uma experiência de coleta seletiva de resíduos e Educação Ambiental em condomínios residenciais do bairro Engenheiro Goulart, na zona Leste de São Paulo. Os idealizadores e executores do projeto foram alunos do segundo ano do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), contemplados com bolsas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O foco principal do projeto foi a abordagem técnica de coleta seletiva dentro de condomínios residenciais, com o objetivo de inserir o trabalho da cooperativa de reciclagem da região dentro da rotina dos condôminos. O grupo trabalhou com a sensibilização e a conscientização dos moradores a respeito da temática ambiental e social. A abordagem de cunho social foi de grande relevância, visto que o grande potencial de renda para a cooperativa era inexplorado devido a dificuldades de acesso. Esta intervenção favoreceu aos condôminos e trabalhadores da cooperativa uma nova maneira de olhar a região na qual habitam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).