Promoção de saúde e empoderamento: oficinas com jovens mães de Ermelino Matarazzo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p43-48Palavras-chave:
Empoderamento. Promoção de saúde. Jovens.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir as estratégias de promoção de saúde e o empoderamento das participantes do projeto Ofi cina de Promoção de Saúde com jovens de 12 a 19 anos. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido desde novembro de 2006, no bairro de Ermelino Matarazzo. O projeto iniciou-se com o duplo objetivo de ampliar a formação dos alunos acerca da promoção da saúde e atender as demandas da região no entorno da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. A questão da maternidade precoce e das difi culdades vivenciadas por jovens mães no bairro foi apontada como uma das necessidades de intervenção. O projeto é coordenado por duas docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e por alunas voluntárias e bolsistas do curso de Obstetrícia. A discussão apresentada neste artigo se refere aos anos de 2007 e 2008. Os impactos qualitativos e o empoderamento, muitas vezes, são difíceis de avaliar, mas podemos dizer que nos relatos das participantes é possível observar mudanças signifi cativas no modo de se relacionar com os companheiros, famílias e a sociedade de um modo geral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-07-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Promoção de saúde e empoderamento: oficinas com jovens mães de Ermelino Matarazzo. (2009). Revista De Cultura E Extensão USP, 1, 43-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p43-48