Educação ambiental e resíduos sólidos: formação de professores do ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p49-55Palavras-chave:
Educação ambiental. Formação de professores. Resíduos sólidos.Resumo
A educação ambiental é uma das formas mais potentes de enfrentamento dos problemas socioambientais da contemporaneidade. É sabido, também, que há grande demanda de professores da educação básica por interações com a universidade para o desenvolvimento de experiências de formação envolvendo a temática ambiental. Tais razões levaram uma equipe da ESALQ, da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e de outras instituições do município de Piracicaba-SP a desenvolver um curso sobre educação ambiental e resíduos sólidos dirigidos a professores das escolas da rede ofi cial de ensino de Piracicaba. O objetivo do curso foi capacitar educadores para o desenvolvimento de projetos voltados à temática ambiental, com ênfase ao manejo de resíduos. A diretriz básica foi a de estimular e propagar práticas e projetos de educação ambiental a partir da escola e dos professores. As aulas do curso foram ministradas por professores da própria Universidade e convidados da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba. O curso formou vinte e três professores da rede pública estadual. Como resultado constatou-se a preparação dos professores para a temática ambiental e a motivação para o desenvolvimento de novas parcerias, em torno deste tema, envolvendo as escolas de educação básica e a Universidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-07-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Educação ambiental e resíduos sólidos: formação de professores do ensino fundamental e médio. (2009). Revista De Cultura E Extensão USP, 1, 49-55. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p49-55