Educação ambiental e resíduos sólidos: formação de professores do ensino fundamental e médio

Autores

  • Ana Maria de Meira Universidade de São Paulo;Agência USP de Inovação
  • Maria Angélica Penatti Pipitone Universidade de São Paulo;Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz;Departamento de Economia, Administração e Sociologia
  • Sara Ruiz Hirata Universidade de São Paulo;Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Jéssica Mayra da Silva Universidade de São Paulo;Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p49-55

Palavras-chave:

Educação ambiental. Formação de professores. Resíduos sólidos.

Resumo

A educação ambiental é uma das formas mais potentes de enfrentamento dos problemas socioambientais da contemporaneidade. É sabido, também, que há grande demanda de professores da educação básica por interações com a universidade para o desenvolvimento de experiências de formação envolvendo a temática ambiental. Tais razões levaram uma equipe da ESALQ, da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e de outras instituições do município de Piracicaba-SP a desenvolver um curso sobre educação ambiental e resíduos sólidos dirigidos a professores das escolas da rede ofi cial de ensino de Piracicaba. O objetivo do curso foi capacitar educadores para o desenvolvimento de projetos voltados à temática ambiental, com ênfase ao manejo de resíduos. A diretriz básica foi a de estimular e propagar práticas e projetos de educação ambiental a partir da escola e dos professores. As aulas do curso foram ministradas por professores da própria Universidade e convidados da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba. O curso formou vinte e três professores da rede pública estadual. Como resultado constatou-se a preparação dos professores para a temática ambiental e a motivação para o desenvolvimento de novas parcerias, em torno deste tema, envolvendo as escolas de educação básica e a Universidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria de Meira, Universidade de São Paulo;Agência USP de Inovação
    Educadora Ambiental do Programa USP Recicla, da Agência USP de Inovação do campus USP de Piracicaba.
  • Maria Angélica Penatti Pipitone, Universidade de São Paulo;Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz;Departamento de Economia, Administração e Sociologia
    Professora Doutora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ–USP, Av. Pádua Dias, 11, 13418-900, Piracicaba–SP
  • Sara Ruiz Hirata, Universidade de São Paulo;Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
    Aluna do Curso de Gestão Ambiental da ESALQ–USP
  • Jéssica Mayra da Silva, Universidade de São Paulo;Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
    Aluna do Curso de Gestão Ambiental da ESALQ–USP

Downloads

Publicado

2009-07-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação ambiental e resíduos sólidos: formação de professores do ensino fundamental e médio. (2009). Revista De Cultura E Extensão USP, 1, 49-55. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p49-55