Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de Pacientes Oncológicos sob Cuidados Paliativos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v10i0p121-130Palavras-chave:
Qualidade de Vida Relacionada à Saúde. Oncologia. Cuidados Paliativos.Resumo
O texto discute os principais resultados obtidos na dissertação do Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) concluído em 2012, que teve por objetivo avaliar a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UCDB, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A amostra compôs-se de 70 participantes que realizavam acompanhamento paliativo no Hospital do Câncer de Dourados/MS. Foram aplicados dois instrumentos para coleta de dados: o Questionário Sociodemográfico Ocupacional e um instrumento específico para avaliar a QVRS em oncologia, o EORTC QLQ – C30. Os resultados demonstraram que a identificação objetiva dos domínios, quando correlacionados às variáveis sociodemográficas ocupacionais, pode favorecer o direcionamento das intervenções assistenciais que a equipe multidisciplinar oferece ao paciente oncológico em relação ao enfrentamento da doença e aos efeitos adversos do tratamento, o qual, ocasionalmente, pode comprometer sua QVRS.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-11-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de Pacientes Oncológicos sob Cuidados Paliativos. (2013). Revista De Cultura E Extensão USP, 10, 121-130. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v10i0p121-130