Atividades de Educação Ambiental: como Minimizar e Lidar com o Resíduo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p83-93Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ética Ambiental, Resíduos Sólidos, ReciclagemResumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos com o projeto Atividades de Educação e Ética ambiental: evitando o desperdício e lidando com o lixo, que teve o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Este projeto envolveu atividades voltadas à temática ambiental, tais como produção e gerenciamento de resíduos sólidos (orgânicos e recicláveis) em residências, escolas e espaços públicos, além de atividades acerca do desperdício e minimização de resíduos. Foram escolhidas três escolas na cidade de São Carlos-SP, levando em consideração o interesse das equipes de coordenação e professores quanto às propostas do projeto, faixa etária dos estudantes e tipo de instituição (pública ou privada). As atividades permitiram a reflexão e a troca de experiências dentro de uma realidade distante da ideal no tocante aos hábitos de consumo, desperdício e descarte de resíduos. Além disto, levaram a resultados positivos, já que foi possível educar indivíduos quanto às diferentes concepções do meio ambiente. Comparativamente, os estudantes se mostraram interessados de forma distinta às atividades, o que reflete diferentes realidades escolares e familiares. No entanto, depois de tomar conhecimento das questões ambientais, tornaram-se bastante motivados, solidificando uma relação positiva entre a comunidade escolar e o seu entorno.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-10-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Atividades de Educação Ambiental: como Minimizar e Lidar com o Resíduo. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 83-93. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p83-93