Complexidade no disclosure financeiro: o papel das características das empresas contratantes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x201807940Palavras-chave:
IFRS, informação contábil, mercados emergentes, gestão de riscos, análise de sensibilidadeResumo
O objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar a relação entre características das empresas contratantes e a percepção de complexidade na elaboração/divulgação de análise de sensibilidade e gestão de riscos por parte dos auditores/contadores que prestam serviços a elas. Procuramos analisar se características das rmas que têm melhor nível de evidenciação também poderiam estar associadas com a percepção sobre complexidade de informações sobre análise de sensibilidade e gestão de risco por parte dos pro ssionais que prestam serviços a elas. Informações sobre gestão de riscos representam um tema de considerável debate na área de contabilidade e nanças, mas sua abordagem, do ponto de vista dos pro ssionais, ainda merece maior atenção. Os resultados do estudo podem motivar o aperfeiçoamento de normas sobre divulgação de análise de sensibilidade e gestão de riscos com instrumentos nanceiros. A amostra do estudo foi composta por contadores e auditores que atuam em dois países da América do Sul (Brasil e Chile). A percepção sobre complexidade foi avaliada por meio de um questionário estruturado, aplicado de maneira eletrônica. Quanto às variáveis explicativas, foram consideradas as seguintes características das empresas contratantes: tipo de auditoria; tamanho da empresa; setor; empresa listada; transparência; empresas exportadoras. O principal avanço proporcionado pela pesquisa reside no fato de se evidenciar que as características das empresas normalmente associadas com melhores níveis de evidenciação não necessariamente são re etidas em menores níveis de percepção de complexidade na elaboração/divulgação de análise de sensibilidade e gestão de riscos por parte dos contadores/auditores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.