Impactos dos sentimentos racionais e irracionais dos investidores no mercado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231760.enPalavras-chave:
sentimento do investidor, mercado de ações, IbovespaResumo
O objetivo deste artigo foi determinar como os sentimentos racionais e irracionais dos investidores afetam o retorno e a volatilidade do mercado brasileiro. O papel do sentimento nos mercados financeiros ainda é um assunto recente, controverso e limitado, e este estudo explora essa relação no mercado brasileiro. As evidências desta pesquisa se somam ao número limitado de estudos sobre o sentimento do investidor em mercados emergentes e ampliam as evidências já documentadas no Brasil. Espera-se que nossos resultados tenham impacto sobre investidores, formuladores de políticas e autoridades monetárias. Os investidores devem estar cientes dos fundamentos econômicos ao formularem suas estratégias de investimento e também ao escolherem as ações que irão compor seus portfólios. Os formuladores de políticas e as autoridades monetárias devem levar em conta o sentimento ao formular estratégias políticas, econômicas e monetárias, pois as mudanças econômicas podem afetar a psicologia do investidor e se refletir em suas negociações no mercado de ações. Os índices de confiança do consumidor e empresarial foram usados como proxies para o sentimento do investidor e foram regredidos em relação a um conjunto de fundamentos econômicos para isolar seus componentes racionais e irracionais. Em seguida, modelos vetoriais autorregressivos foram estimados e funções de resposta a impulsos e decomposições de variância foram geradas para verificar o impacto do sentimento sobre o retorno e a volatilidade do Ibovespa. Há três resultados principais. Primeiro, o sentimento do investidor afeta tanto o retorno quanto a volatilidade do mercado brasileiro. Segundo, os fundamentos econômicos foram importantes determinantes dos retornos e da volatilidade no mercado brasileiro, indicando que a negociação fundamental induzida pelo sentimento racional teve um efeito maior do que a negociação induzida pelo sentimento irracional. Terceiro, em termos de magnitude, o sentimento baseado no consumidor teve um impacto maior do que o sentimento baseado nos negócios.
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