Relato integrado e criação de valor para os acionistas: evidências internacionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20241896.enPalavras-chave:
relato integrado, divulgação, assimetria de informações, sincronicidade do preço das ações, previsibilidade dos lucrosResumo
Este estudo analisa a relação entre o relato integrado e a criação de valor para os acionistas de empresas de capital aberto em 39 países, entre 2011 e 2018. O relatório integrado surgiu como um meio de atender às diferentes necessidades de informação dos stakeholders, mas, como sua apresentação é voluntária, há pouca informação sobre as diferentes formas de integração dessas informações e sua relação com o processo de criação de valor das empresas, lacuna que este estudo busca preencher. Considerando o relatório integrado em formato geral (RG) e as estruturas específicas da Global Reporting Initiative (GRI) e do International Reporting and Connectivity Council (IRCC), apresentamos três efeitos sobre a criação de valor para os acionistas: assimetria de informações, sincronicidade do preço das ações e previsibilidade dos lucros. Este estudo amplia o conhecimento acadêmico sobre os efeitos da adoção de diferentes formatos de relatório integrado, mas também pode ajudar os formuladores de políticas a tomar decisões relacionadas à imposição de formas de divulgação. Para as empresas, ele fornece evidências de que o relato integrado pode ser usado como uma ferramenta de diferenciação no mercado. As empresas foram agrupadas em três subamostras usando o método de pareamento por escore de propensão (PSM, do inglês propensity score matching) e seus dados foram analisados usando regressões multiníveis e modelos de diferença em diferenças. Nossos resultados mostram que, após a adoção de um relatório integrado geral, os acionistas ganham valor nas três perspectivas selecionadas (assimetria de informações, sincronicidade de ações e previsibilidade de lucros), principalmente para empresas localizadas em países desenvolvidos. O que importa não é a adoção de um formato específico de divulgação, mas a implementação de um processo de relato integrado para informações financeiras e não financeiras. Assim, a adoção de relatórios integrados não pode ser reduzida a um símbolo de legitimação, pois cria valor para os acionistas independentemente da estrutura adotada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Talieh Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, Orleans Silva Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.


