Adoção das IFRS e ratings de crédito: um estudo comparativo em mercados emergentes e desenvolvidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231843.enPalavras-chave:
contabilidade internacional, IFRS, mercado de crédito, ratings, governançaResumo
O estudo investigou os efeitos da adoção mandatória das Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards [IFRS]) sobre a qualidade das informações contábeis sob três aspectos: a capacidade dos números contábeis explicarem os ratings de crédito e sua evolução após a adoção das IFRS; a diferença em termos de ganho informacional com a adoção mandatória das IFRS entre países emergentes e desenvolvidos; e a identificação de aspectos de governança nacional capazes de explicar os referidos ganhos informacionais. Este artigo se diferencia da literatura existente em três aspectos: utiliza amostra mais abrangente e heterogênea, composta por países emergentes e desenvolvidos; utiliza o método de reamostragem por bootstrapping para análise consistente dos resultados; e investiga a heterogeneidade dos efeitos da adoção das IFRS como função do nível de desenvolvimento e das características de governança no nível do país. O estudo reforça a relevância da informação contábil para a análise do risco de crédito das empresas e traz novas contribuições à literatura sobre a heterogeneidade dos efeitos da adoção das IFRS. Ao utilizar amostra de diversos países, este artigo tem potencial impacto na literatura contábil e financeira nacional e internacional, também se mostrando útil para reguladores e gestores de portfolios internacionais. As análises se basearam nos ratings e dados contábeis anuais de 566 empresas domiciliadas em 36 países, durante o período de 2005 a 2017, por meio de método de reamostragem por bootstrapping. Este artigo documenta que a adoção mandatória das IFRS aumentou a capacidade dos dados contábeis explicarem as classificações de crédito atribuídas pelas agências de classificação de risco (agências de rating [AR]). Ademais, evidencia que essa associação é, em média, mais acentuada em economias emergentes. E indica, ainda, relação positiva entre controle da corrupção (CC) e ganho informacional associado à adoção das IFRS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Ferraz Ferreira, Lucas A. B. de C. Barros, Renê Coppe Pimentel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.