Gestão da diversidade LGBT+ e desempenho empresarial: uma análise no contexto brasileiro

Autores

  • Wellington Romero da Silva Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Departamento de Contabilidade, Ribeirão Preto, SP, Brazil https://orcid.org/0000-0003-0341-6696
  • Flávia Zóboli Dalmacio Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Departamento de Contabilidade, Ribeirão Preto, SP, Brazil https://orcid.org/0000-0001-7776-1041

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

LGBT+, gestão da diversidade, desempenho, Teoria da Sinalização, GMM

Resumo

Este estudo investigou o efeito da gestão da diversidade LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgênero e mais) no desempenho de companhias brasileiras de capital aberto. As evidências empíricas a respeito dos efeitos da gestão da diversidade LGBT+ no desempenho empresarial ainda são escassas e focadas exclusivamente no contexto americano. A comunidade LGBT+ é parte emergente da cultura corporativa, demandando atenção das organizações e impulsionando a adoção de práticas LGBT-friendly. A pesquisa investigou, de modo pioneiro, os efeitos da gestão da diversidade LGBT+ no desempenho de empresas brasileiras, trazendo indícios de que variáveis pertinentes ao ambiente sociocultural devem ser incluídas nos modelos econométricos em função da distinção na aceitação dos indivíduos LGBT+ entre as diferentes sociedades. Por meio do método dos momentos generalizados (generalized method of moments [GMM]), analisaram-se dados do período de 2014 a 2022 de 81 companhias pertencentes ao Índice Brasil 100 (IBrX-100). Os resultados sugerem que não existe relação entre a gestão da diversidade LGBT+ e o desempenho empresarial no contexto brasileiro. Sob a perspectiva da Teoria da Sinalização, esses resultados indicam que as companhias brasileiras não conseguem reduzir a assimetria de informação que existe com seus stakeholders a respeito de suas práticas LGBT-friendly e, consequentemente, não há distinção nítida entre as organizações com alto e baixo engajamento na gestão da diversidade LGBT+. Para viabilizar a realização do estudo, foi construído o Índice LGBT+ Brasil para servir de proxy do nível de engajamento corporativo brasileiro no gerenciamento da diversidade de minorias sexuais. Os achados do estudo se mostram úteis aos investidores no processo de decisão de investimento e aos indivíduos LGBT+ nas escolhas de consumo e emprego.

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Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Romero da Silva, W., & Zóboli Dalmacio, F. (2025). Gestão da diversidade LGBT+ e desempenho empresarial: uma análise no contexto brasileiro. Revista Contabilidade & Finanças, 36(97), e2168. https://doi.org/10.1590/