O uso de documentos eletrônicos na contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1519-70772001000100005Palavras-chave:
Documento Eletrônico, Documento Contábil, Assinatura Digital, Documento Digital, Escrituração por Processamento Eletrônico de DadosResumo
O objetivo deste artigo é tecer algumas considerações a respeito dos documentos eletrônicos utilizados na contabilidade das empresas. O artigo inclui uma rápida descrição de como esta matéria vem sendo tratada por alguns órgãos normatizadores e instituições dos Estados Unidos da América. Também, o artigo pretende conceituar e verificar os fundamentos dos documentos, dos documentos eletrônicos e, por fim, dos documentos contábeis. Neste sentido, foram verificados alguns dispositivos legais que amparam o uso deste tipo de documento, bem como a situação de alguns projetos de leis que disciplinam esta matéria. Os resultados mostram um momento de transição, coerente com a mudança de paradigmas que está ocorrendo na chamada nova economia. Também revelam alguns problemas, tais como a falta de legislação específica que dê suporte ao uso dos documentos eletrônicos na contabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.