PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v10i28.124789Palavras-chave:
Formação docente, Contabilidade, Ensino, Espaços formativosResumo
O objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes.
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