UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v11i29.127592Palavras-chave:
Palavras-chave, Estratégia de internacionalização. Globalização. Farmacêuticas brasileiras.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias de internacionalização utilizadas por quatro indústrias farmacêuticas brasileiras. A metodologia empregada foi a de estudo de caso. A literatura sobre estratégias de internacionalização das empresas ao longo das últimas décadas pode ser dividida sob dois enfoques distintos: a econômica e sob o enfoque organizacional. Considerando as estratégias adotadas pelas farmacêuticas, nota-se uma aproximação com o modelo econômico do paradigma eclético e com o modelo comportamental da Escola de Uppsala. Percebeu-se que o modo de entrada na Internacionalização, da EUROFARMA, EMS e CRISTÁLIA foi por exportação adotando o processo de gradualismo do modelo Uppsala, e a BIOLAB por via contratual e não considerou a menor distância psíquica em relação aos demais laboratórios. Todas com foco em P& D, Inovação e encontram-se em estágios diferentes em seu processo de internacionalização, gerando um aprendizado organizacional que lhes tem permitido se manterem competitivas no mercado internacional.
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