A primeira impressão é a que fica: um caso sobre o posicionamento de branding da Hermés Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2023.203855Palavras-chave:
Branding, Mídias sociais, Posicionamento, Marketing digital, ContabilidadeResumo
Este caso para ensino retrata o cenário da Hermès Contabilidade, uma empresa jovem aberta por três sócios em setembro de 2020, no centro de Balneário Camboriú (SC). O modelo de negócio da empresa está diretamente ligado à tecnologia. Seu propósito, estrutura e atendimento são delineados para oferecer uma contabilidade de alto padrão. Apesar do considerável trabalho de posicionamento no ambiente digital, o perfil dos clientes que chegam à empresa, diverge da segmentação planejada, impactando em resultados aquém do esperado. Nesse sentido, o dilema do caso questiona como fazer com que o posicionamento de marca, já definido e claro para os gestores seja também entendido pelo mercado e potenciais clientes. O caso é uma ferramenta de aprendizagem sobre posicionamento de marca e conteúdo nas plataformas de redes sociais. O caso promove um cenário de discussão, a nível teórico e estratégico, sobre branding e posicionamento, utilizando os canais digitais, em específico, nas mídias sociais. O contexto propicia também demonstrar recursos e ferramentas de branding aplicados a um âmbito empresarial, colocando o aluno a refletir, no papel do gestor, sobre posicionamento da marca e a presença digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bianca dos Santos Ribeiro, Jailson Lana, Marcos Aurélio Batista, Raul Beal Partyka
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A RCO adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
- A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Não são cobradas taxas de submissão ou de publicação.
São aceitos até 4 autores por artigo. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO. São considerados casos excepcionais: projetos multi-institucionais; manuscritos resultantes da colaboração de grupos de pesquisa; ou que envolvam grandes equipes para coleta de evidências, construção de dados primários e experimentos comparados.
É recomendada a ordem de autoria por contribuição, de cada um dos indivíduos listados como autores, especialmente no desenho e planejamento do projeto de pesquisa, na obtenção ou análise e interpretação de dados e redação. Os autores devem declarar as efetivas contribuições de cada autor, preenchendo a carta ao editor, logo no início da submissão, responsabilizando-se pelas informações dadas.
É permitida a troca de autores durante todo o processo de avaliação e, antes da publicação do manuscrito. Os autores devem indicar a composição e ordem final de autoria no documento assinado por todos os envolvidos no aceite para publicação. Caso a composição e ordem de autoria seja diferente da informada anteriormente no sistema, todos autores anteriormente listados deverão se manifestar favoráveis.
No caso de identificação de autoria sem mérito ou contribuição (ghost, guest or gift authorship), a RCO segue o procedimento recomendado pela COPE.