A relação dos custos de agência e da divulgação de relatório de sustentabilidade no gerenciamento de resultados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2025.219205Palavras-chave:
Governança corporativa, Disclosure, Qualidade da informação contábilResumo
O objetivo do estudo é verificar o efeito moderador dos custos de agência na relação entre a divulgação dos relatórios de sustentabilidade e as práticas de gerenciamento de resultados nas companhias abertas listadas na B3. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa, compreendendo o período de 2015 a 2020, com amostra não balanceada contemplando 702 observações. Os dados foram coletados por meio da plataforma Economática®, sites corporativos e formulários de referência, e analisados por meio de regressão linear múltipla, com uso do software Stata®. Os achados sugerem que o custo de agência, mensurado pelo giro do ativo apresentou relação negativa as práticas de gerenciamento de resultados, já a ineficiência nos gastos, intensificam as práticas de gerenciamento de resultados nas companhias brasileiras. Por outro lado, empresas com divulgação dos relatórios de sustentabilidade estão menos propensas às práticas de gerenciamento de resultados, ocasionando provável melhoria na qualidade da informação contábil. Contudo, a presença concomitante da divulgação dos relatórios de sustentabilidade e de elevados custos de agência conduzem as empresas a praticar gerenciamento de resultados, revertendo o efeito benéfico que a divulgação dos relatórios de sustentabilidade promove na qualidade da informação contábil.
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