Determinantes do orçamento baseado em desempenho e seu efeito na eficácia e eficiência de gestores do setor público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2025.233211Palavras-chave:
Timor-Leste, Satisfação no trabalho, Desempenho gerencialResumo
O estudo analisou a influência dos determinantes (competência gerencial, satisfação intrínseca e extrínseca no trabalho) no orçamento baseado em desempenho e seu impacto no desempenho gerencial (eficácia e eficiência) de gestores dos Ministérios do Timor-Leste. Foi realizado um survey e os dados analisados por meio de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os principais resultados sugerem que a competência gerencial e a satisfação extrínseca no trabalho influenciam positivamente o orçamento baseado em desempenho. Além disso, o orçamento baseado em desempenho impacta positivamente a eficácia e a eficiência do desempenho gerencial dos gestores da amostra. Este estudo contribui para a literatura ao fornecer novas evidências sobre os fatores determinantes e consequentes do orçamento baseado em desempenho. Além disso, contribui para a gestão pública ao oferecer insights sobre os fatores que podem impulsionar um maior desempenho dos gestores na gestão orçamentária dos Ministérios analisados.
Downloads
Referências
Alkndlee, A. M., Etemadi, H., Rahmi, B. khoda, & Nayeri, D. (2023). Proposing a model for the effect of performance-based budgeting on the qualities of higher education in Iraq. Periodicals of Engineering and Natural Sciences (PEN), 11(4), 144. https://doi.org/10.21533/pen.v11i4.3772
Aung, Z. M., Santoso, D. S., & Dodanwala, T. C. (2023). Effects of demotivational managerial practices on job satisfaction and job performance: Empirical evidence from Myanmar’s construction industry. Journal of Engineering and Technology Management, 67, 101730. https://doi.org/10.1016/j.jengtecman.2022.101730
Bayangkari, A., Agung, A. G., Yudana, M., & Widiana, I. W. (2024). The Influence of Servant Leadership on Job Satisfaction and Impact on Teacher Performance of Junior High School in the Central Lombok District. International Journal of Religion, 5(4), 1–10. https://doi.org/10.61707/yfefnq32
Caeiro, C. B. M., Avianti, I., Koeswayo, P. S., & Tanzil, N. D. (2023). Determinants of budget planning and its implications for managerial performance. Journal of Southwest Jiaotong University, 58(2).
Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. New York: Psychology Press.
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39. https://doi.org/10.2307/3151312
Habiburrochman, H., & Rizki, A. (2020). Performance-based budgeting and its impact on control effectiveness: a case study of the state university of Indonesia. International Journal of Innovation, Creativity and Change, 11(11), 366-383.
Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2–24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
He, L., & Ismail, K. (2023). Do staff capacity and performance-based budgeting improve organisational performance? Empirical evidence from Chinese public universities. Humanities and Social Sciences Communications, 10(1), 29. https://doi.org/10.1057/s41599-023-01523-2
Heslop, P., Davey Smith, G., Metcalfe, C., Macleod, J., & Hart, C. (2002). Change in job satisfaction, and its association with self-reported stress, cardiovascular risk factors and mortality. Social Science & Medicine, 54(10), 1589–1599. https://doi.org/10.1016/S0277-9536(01)00138-1
Ho, A., De Jong, M., & Zhao, Z. (Eds.). (2019). Performance budgeting reform: Theories and international practices. Routledge.
Indarti, S., Solimun, Fernandes, A. A. R., & Hakim, W. (2017). The effect of OCB in relationship between personality, organizational commitment and job satisfaction on performance. Journal of Management Development, 36(10), 1283–1293. https://doi.org/10.1108/JMD-11-2016-0250
Kamukama, N., Kyomuhangi, D. S., Akisimire, R., & Orobia, L. A. (2017). Competitive advantage. African Journal of Economic and Management Studies, 8(2), 221–234. https://doi.org/10.1108/AJEMS-10-2016-0142
Liu, X., Ruan, D., & Xu, Y. (2005). A study of enterprise human resource competence appraisement. Journal of Enterprise Information Management, 18(3), 289–315. https://doi.org/10.1108/17410390510591987
Locke, E. A. (1969). What is job satisfaction? Organizational Behavior and Human Performance, 4(4), 309–336. https://doi.org/10.1016/0030-5073(69)90013-0
Nitzl, C. (2018). Management Accounting and Partial Least Squares-Structural Equation Modelling (PLS-SEM): Some Illustrative Examples. In: Avkiran, N., Ringle, C. (eds) Partial Least Squares Structural Equation Modeling. International Series in Operations Research & Management Science, 267. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71691-6_7
Orobia, L. A., Nakibuuka, J., Bananuka, J., & Akisimire, R. (2020). Inventory management, managerial competence and financial performance of small businesses. Journal of Accounting in Emerging Economies, 10(3), 379–398. https://doi.org/10.1108/JAEE-07-2019-0147
Pongton, P., & Suntrayuth, S. (2019). Communication Satisfaction, Employee Engagement, Job Satisfaction, and Job Performance in Higher Education Institutions. ABAC Journal, 39, 90-110.
Pratolo, S., Sofyani, H., & Anwar, M. (2020). Performance-based budgeting implementation in higher education institutions: Determinants and impact on quality. Cogent Business & Management, 7(1), 1786315. https://doi.org/10.1080/23311975.2020.1786315
Ratnasari, S. L., Sutjahjo, G., & Adam. (2020). The effect of job satisfaction, organizational culture, and leadership on employee performance. Annals of Tropical Medicine and Public Health, 23(13). https://doi.org/10.36295/ASRO.2020.231329
Saha, S., & Kumar, S. P. (2018). Organizational culture as a moderator between affective commitment and job satisfaction. International Journal of Public Sector Management, 31(2), 184–206. https://doi.org/10.1108/IJPSM-03-2017-0078
Salman, M., Ganie, S. A., & Saleem, I. (2020). Employee Competencies as Predictors of Organizational Performance: A Study of Public and Private Sector Banks. Management and Labour Studies, 45(4), 416–432. https://doi.org/10.1177/0258042X20939014
Sandberg, J. (2000). Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal, 43(1), 9–25. https://doi.org/10.2307/1556383
Sofyani, H. (2018). Does Performance-Based Budgeting Have a Correlation with Performance Measurement System? Evidence from Local Government in Indonesia. Foundations of Management, 10(1), 163–176. https://doi.org/10.2478/fman-2018-0013
Verasvera, F. A. (2016). Pengaruh anggaran berbasis kinerja terhadap kinerja aparatur pemerintah daerah (studi kasus pada Dinas Sosial Provinsi Jawa Barat) [O efeito de orçamentos baseados em desempenho sobre o desempenho do aparato do governo local (estudo de caso sobre o Serviço Social Provincial de Java Ocidental)]. Jurnal Manajemen Maranatha, 15(2).
Warr, P., Cook, J., & Wall, T. (1979). Scales for the measurement of some work attitudes and aspects of psychological well‐being. Journal of Occupational Psychology, 52(2), 129–148. https://doi.org/10.1111/j.2044-8325.1979.tb00448.x
Yahaya, R., & Segbenya, M. (2023). Modelling the influence of managerial competence on managerial performance in the Ghanaian banking sector. Humanities and Social Sciences Communications, 10(1), 855. https://doi.org/10.1057/s41599-023-02384-5
Yuhertiana, I., & Fatun, F. (2020). Performance-based budgeting in public sector and managerial performance with leadership as moderating variable. International Journal of Service Management and Sustainability, 5(1), 177-204.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miranda Goretti da Costa Soares, Rosana Santos de Oliveira, Carlos Eduardo Facin Lavarda, Jaimito Tomas Maia Cortereal , Alcindo Cipriano Argolo Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A RCO adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
- A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Não são cobradas taxas de submissão ou de publicação.
São aceitos até 4 autores por artigo. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO. São considerados casos excepcionais: projetos multi-institucionais; manuscritos resultantes da colaboração de grupos de pesquisa; ou que envolvam grandes equipes para coleta de evidências, construção de dados primários e experimentos comparados.
É recomendada a ordem de autoria por contribuição, de cada um dos indivíduos listados como autores, especialmente no desenho e planejamento do projeto de pesquisa, na obtenção ou análise e interpretação de dados e redação. Os autores devem declarar as efetivas contribuições de cada autor, preenchendo a carta ao editor, logo no início da submissão, responsabilizando-se pelas informações dadas.
É permitida a troca de autores durante todo o processo de avaliação e, antes da publicação do manuscrito. Os autores devem indicar a composição e ordem final de autoria no documento assinado por todos os envolvidos no aceite para publicação. Caso a composição e ordem de autoria seja diferente da informada anteriormente no sistema, todos autores anteriormente listados deverão se manifestar favoráveis.
No caso de identificação de autoria sem mérito ou contribuição (ghost, guest or gift authorship), a RCO segue o procedimento recomendado pela COPE.




