CARACTERÍSTICAS DO COMITÊ DE AUDITORIA E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v8i22.58500Palavras-chave:
Comitê de Auditoria, Gerenciamento de Resultados, Governança Corporativa,Resumo
O estudo teve como objetivo verificar se características do Comitê de Auditoria refletem no Gerenciamento de Resultados (GR) das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Foram analisadas 31 empresas em 2010 e 33 empresas no ano de 2011. A população corresponde as empresas listadas na BM&FBovespa, totalizando 415 empresas. Foram excluídas as instituições financeiras e as empresas que não possuem Comitê de Auditoria, restando um total de 61 empresas. Desse total foram excluídas as empresas que não possuíam as características estudadas, tamanho, expertise e independência, e aquelas que não possuíam informações completas para o cálculo do gerenciamento de resultados pelo modelo Jones modificado, restando à amostra de 31 empresas em 2010 e 33 empresas em 2011. Os resultados apontam que a maior parte dos Comitês de Auditoria são compostos por até três membros e com até dois membros considerados independentes. No que tange a expertise constatou-se igual distribuição de frequência para empresas com um e dois membros formados na área contábil ou em áreas afins da área financeira, o que totaliza aproximadamente 50% das empresas. Na relação do GR e as características do comitê de auditoria, no ano 2010 constatou-se que apenas três variáveis, alavancagem, auditoria e setor contribuíam significativamente para o modelo inicial. Averiguou-se que apenas a variável alavancagem apresentou influência sobre a variável dependente. Já o ano 2011 demonstrou que nenhuma das variáveis independentes estudadas apresentou relação com a variável dependente denominada GR. Concluiu-se que nenhuma das características do Comitê de Auditoria estudadas apresentaram influência sobre o GR.Downloads
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