SOCIAL DISCLOSURE E RETORNOS ANORMAIS: UM ESTUDO DE EVENTOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS ABERTAS NO PERÍODO DE 2005 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v9i24.81136Palavras-chave:
Social Disclosure. Estudo de Evento. Reputação Corporativa. Eficiência de Mercado. Retorno Anormal.Resumo
O presente estudo investiga se o evento da divulgação da informação social é determinante para melhoria do retorno acionário das empresas brasileiras de capital aberto. A hipótese subjacente é que o social disclosure deve servir como instrumento capaz de reduzir o risco reputacional, favorecendo a captação de recursos mais atrativos à organização. Foram analisadas 49 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, que divulgaram relatórios de responsabilidade social no período de 2005 a 2012, totalizando 254 observações. Os níveis de social disclosure foram mensurados por um índice (ISD), baseado em Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004), que avalia as informações através de 13 indicadores. Os resultados encontrados apontaram que, para as empresas de maior ISD há uma tendência de maiores retornos, sobretudo imediatamente após a divulgação da informação. Os referidos resultados foram corroborados ao nível de significância de 5%, indicando que empresas com maiores níveis de social disclosure tendem a apresentam apresentar retornos anormais acumulados positivos e estatisticamente significantes.
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