CSR Sensemaking Applied to the Facts Related to the Collapse of the Samarco Tailings Dam

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.151356

Keywords:

Sensemaking, Corporate social responsibility, Global reporting initiative, Sustainability report, Post-disaster management

Abstract

This paper examines the fundamental orientation guiding the Corporate Social Responsibility (CSR) activities in the voluntary report published by Samarco – a Brazilian mining company, identifying how the company perceives itself regarding a severe environmental disaster occurred in 2015. Our analysis applied Basu and Palazzo (2008)'s model based on an organizational sensemaking process to explain how the organization expresses its thinking, how it discusses and acts to cope with the accident expectancy and its consequences. We analyzed the reports that depict the tailings dam collapse, observing whether the risks and damages to the ecosystem would be mentioned and anticipated to the stakeholders. Our evidence point out that the company had not disclosed beforehand any relevant information about the real hazards or critical impacts of its operating activities. After the accident, Samarco seems to maintain its relational posture towards society.  However, the practical actions signal that the company is after its own business.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • José Paulo Cosenza, Fluminense Federal University

    Possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza/Espanha (2008), título revalidado pela FEA/USP, em 2009, na área de Controladoria e Contabilidade. Tem mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (UERJ - 1999) e MBA PDG Exec (IBMEC - RJ - 2000). Tem ainda graduação em Ciências Contábeis (UERJ - 1991) e em Administração de Empresas (UFF -1983), além de pós-graduação lato sensu presencial em Contabilidade (FGV-RJ - 1994). Também possui vários cursos de aperfeiçoamento e especialização nas áreas contábil e financeira. Tem diversos artigos publicados em revistas especializadas do Brasil e de outros países, além de apresentação de trabalhos em congressos da área de âmbito nacional e internacional e premiações em concursos realizados no País e no exterior. É revisor de revistas científicas brasileiras e estrangeiras. Já lecionou em diversas instituições universitárias do Rio de Janeiro e foi Professor Adjunto da FAF-UERJ, onde exerceu a chefia do Departamento de Ciências Contábeis. Também é contador aposentado do BNDES e foi Membro do Conselho Fiscal da Fundação de Assistência e Previdência do BNDES - FAPES e Diretor Financeiro da Associação dos Funcionários do BNDES. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd-UFF). Tem experiência profissional nas áreas de Contabilidade e Administração, possuindo Certificação do ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, com ênfase na área de Administração. É Membro Efetivo Acadêmico da Academia Nacional de Economia (ANE).

  • Cintia de Melo de Albuquerque Ribeiro, Fluminense Federal University

    Professora da Universidade Federal Fluminense (2015) e doutoranda em Sistema de Gestão Sustentável pela LATEC/UFF (2017/atual). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), pós graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Gama Filho (2008) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atuou como contadora no CEFET-RJ (2009-2015), onde ocupou o cargo de subgerente de Gestão Contábil e Financeira (2010-2015).

  • Ariel Levy, Fluminense Federal University

    Doutor em Economia (Universidade Federal Fluminense - 2013), mestre em Administração (IBMEC -2003) e engenheiro eletricista (Universidade Federal Fluminense - 1982). Sou professor adjunto da Universidade Federal Fluminense vinculado ao Departamento de Administração na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e atualmente o Coordenador do Curso de Graduação em Administração. Sou professor colaborador no PPGAd- UFF e no Curso de Especialização em Administração Pública da UFF (CEAP). Possuo experiência em Administração, com ênfase em Finanças Quantitativas; Finanças Públicas; Planejamento e Controle. Organizador dos Seminários de Estatística com R - Evento internacional de divulgação de aplicações e desenvolvimento da linguagem R.

  • Selma Alves Dios, Fluminense Federal University

    Doutora em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza, Espanha); Mestre em Ciências Contábeis (Fundação Getúlio Vargas) e em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza); Especialista em Políticas Públicas e Governo (UFRJ/IUPERJ); Graduada em Ciências Contábeis (UFRJ). Professora Associada Universidade Federal Fluminense. Foi Chefe do Departamento de Contabilidade e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. Professora do MBA em Controladoria e Finanças (UFF) e professora convidada em outros cursos de pós-graduação. Atuou como Perita Judicial em finanças e como instrutora no sistema SEBRAE. Atuou em empresas privadas de médio e grande porte, em escritórios de contabilidade e órgãos do setor público. Principais áreas de conhecimento: Responsabilidade Social Corporativa; l; Orçamento empresarial; Contabilidade de Seguros, Metodologia Científica. No campo de pesquisa dedica-se especialmente às interações da contabilidade no contexto econômico, político e social e à ampliação do escopo da contabilidade para um espectro mais amplo de usuários.

References

Published

2018-12-27

Issue

Section

Paper

How to Cite

Cosenza, J. P., Ribeiro, C. de M. de A., Levy, A., & Dios, S. A. (2018). CSR Sensemaking Applied to the Facts Related to the Collapse of the Samarco Tailings Dam. Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e151356. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.151356