Notas sobre a história das prisões do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v7i2p170-193Parole chiave:
Execução penal, Administração penitenciária, HumanizaçãoAbstract
O presente artigo busca produzir uma curta compilação da história da execução da pena de prisão em estabelecimentos no território do atual estado de São Paulo, ressaltando acontecimentos que alteraram a forma com a qual o governo e a sociedade pensam o ato de punir e as formas aceitáveis de o fazer. São pontuadas evoluções administrativas e da atenção ao detento desde o período colonial, passando pelo Império e pela República, ressaltando a tendência circular de períodos de humanização e recrudescimento da política penitenciária. Conclui-se que o atual momento político no estado favorece uma mudança do paradigma presente desde 2007.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RDDA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (referência à RDDA).
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).