DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS DESASTRES NATURAIS ASSOCIADOS À DINÂMICA CLIMÁTICA NO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.100002Palavras-chave:
Desastres naturais, clima, SIG, Ceará.Resumo
No estado do Ceará é recorrente a materialização de desastres naturais induzidos pela ocorrência de eventos naturais extremos, como as secas e as inundações que, por vezes, motivam a decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Neste artigo, apresentam-se os desastres naturais citados ocorridos no estado do Ceará, a partir do levantamento das Portarias de reconhecimento de Situação de Desastre emitidas entre os anos de 2003 a 2013 e pela análise da variabilidade pluviométrica da estação chuvosa. Os resultados revelaram quais as porções do estado são mais vulneráveis às adversidades induzidas pela dinâmica climática da região semiárida e sua relação com uma fragilidade natural e com um contexto socioeconômico, cultural, institucional e estrutural presentes nos municípios cearenses. Assim, esta pesquisa visa analisar a distribuição dos desastres naturais e dos danos produzidos na série histórica indicada, gerando informações que podem ser apropriadas pelos tomadores de decisão, com vista à gestão dos riscos de desastres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).