Anomalias de drenagem no Ribeirão dos Rodrigues: Contribuições sobre a geomorfologia da região de Sorocaba-SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102086Palavras-chave:
Anomalias de Drenagem, Neotectônica, DenudaçãoResumo
Este artigo propõe-se a discutir a interação de processos denudacionais com aqueles de origem tectônica no controle da dinâmica geomorfológica da bacia do Ribeirão dos Rodrigues, localizada nos municípios de Salto de Pirapora, Pilar do Sul e Sarapuí na região de Sorocaba-SP. O estudo foi realizado a partir da aplicação de técnicas morfométricas (RDE, Perfil Longitudinal, cálculos da área da bacia, do comprimento do curso principal e hierarquia fluvial), elaboração do mapa de lineamentos e trabalhos de campo. A partir dos resultados obtidos verificou-se uma integração de sistemas litológicos, estruturais e erosivos na dinâmica epirogênica e neotectônica da área.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Souza, A. de O., & Arruda, E. M. (2015). Anomalias de drenagem no Ribeirão dos Rodrigues: Contribuições sobre a geomorfologia da região de Sorocaba-SP. Revista Do Departamento De Geografia, 29, 191-211. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102086