Os Impactos do Programa de formação de Professores nas práticas de formação Docente no Departamento de Geografia da USP.
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102129Palavras-chave:
Formação Docente, Geografia, Currículo.Resumo
No presente artigo, resultado de pesquisa de doutorado realizado junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, analisamos mudanças ocorridas no ensino e na formação docente em geografia a partir do processo de implementação do Programa de Formação de Professores (PFP-USP) lançado por esta Universidade em 2006. Nosso intuito é analisar de que maneira o PFP-USP tem norteado as decisões institucionais e práticas que envolvem a formação do professor de geografia, bem como os desafios que traz para o DG-USP. Para tanto, recorremos a pesquisas documentais na Instituição e em outros bancos de dados que se referem à formação de professores na USP. Além disso, aplicamos questionários e realizamos entrevistas com docentes e discentes do referido departamento e de outros institutos e faculdades da universidade que, direta ou indiretamente, tiveram algum grau de participação no processo de construção de implementação do PFP-USP, para que assim pudéssemos analisar as diferentes perspectivas e práticas que ali existem, bem como os desafios para que o programa se efetive.Downloads
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Publicado
2015-06-17
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Girotto, E. D. (2015). Os Impactos do Programa de formação de Professores nas práticas de formação Docente no Departamento de Geografia da USP. Revista Do Departamento De Geografia, 29, 342-366. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102129