A ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO AO TERRITÓRIO NACIONAL DURANTE O GOVERNO VARGAS:UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRIAÇÃO DA COLÔNIA AGRÍCOLA NACIONAL DE DOURADOS EM 1943
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v31i0.102834Palavras-chave:
colonização, pequena propriedade, integração regional.Resumo
O apelo ao nacionalismo marcou o discurso do Presidente da República do Brasil Getúlio Vargas (1930-1945), que se utilizou da mídia para convocar os trabalhadores à conquista do território nacional, que se daria por meio da política migratória e colonizadora condizente com a necessidade de integração territorial e de industrialização do país. Para isso, Vargas criou oito Colônias Agrícolas Nacionais, dentre elas, a Colônia Agrícola Nacional de Dourados no Sul do estado do Mato Grosso, hoje estado do Mato Grosso do Sul. O objetivo deste artigo consiste em analisar a criação da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, em 1943, como forma de garantir a integridade da fronteira entre Brasil-Paraguai e a integração da região atendida por esse projeto colonizador ao território nacional. Os procedimentos adotados repousaram na revisão da bibliografia regional e em discursos do então presidente Getúlio Vargas, que contribuiu para a compreensão dos ideais do governo Vargas em implantar uma política que (re)estruturou o território regional em pequenas propriedades familiares, como forma de garantir a integração dessa região ao mercado nacional como produtora de matéria-prima e receptora de correntes migratórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).