MORFOPEDOLOGIA E ZONEAMENTO VOLTADO À OCUPAÇÃO

Autores

  • Fernando Nadal Junqueira Villela Universidade de São Paulo
  • Sidneide Manfredini Universidade de São Paulo
  • Aparecida Juliana Martins Corrêa Universidade Federal de São Carlos
  • Janaina Braga do Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.102857

Palavras-chave:

Análise Morfopedológica, Solos, Campus UFSCar-Sorocaba, Zoneamento

Resumo

O planejamento e adequada gestão dos recursos naturais requer o reconhecimento dos componentes da paisagem e das relações estruturais e funcionais que se estabelecem entre eles. Procedeu-se à confecção de uma carta morfopedológica do campus universitário da UFSCar no município de Sorocaba, Estado de São Paulo, como base para a definição de um zoneamento da aptidão do meio físico ao uso e à ocupação. A compartimentação morfopedológica relaciona satisfatoriamente as formas de relevo e os solos por meio de uma série de documentos cartográficos analisados de modo integrado (referentes à pedologia, à geologia, à morfologia, à declividade e à hipsometria) e da associação decorrente das análises empíricas e laboratoriais do solo. Tais análises possibilitaram a compreensão das inter-relações existentes  entre os diferentes componentes da paisagem, proporcionando a definição dos compartimentos morfopedológicos utilizados  para o  zoneamento realizado. Este se constitui em um instrumento de diagnóstico e prognóstico essenciais ao planejamento e à gestão, com vistas à conservação da paisagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Nadal Junqueira Villela, Universidade de São Paulo
    possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia climática, interações pedo-geomorfológicas, caracterização do meio físico e de unidades de paisagem, cartografia geomorfológica e geoprocessamento.
  • Sidneide Manfredini, Universidade de São Paulo
    possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal (1974), mestrado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1977) e doutorado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (1983). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em pedologia, atuando principalmente na área das relações solo-planta-atmosfera, solo-relevo e solos urbanos
  • Aparecida Juliana Martins Corrêa, Universidade Federal de São Carlos
    Formada em Engenharia Florestal pela UFSCar, campus Sorocaba. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis (PPGPUR-So), também pela UFSCar, campus Sorocaba.
  • Janaina Braga do Carmo, Universidade Federal de São Carlos
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e ministra 4 disciplinas no Curso de Engenharia Floresta e duas disciplinas em Programas de pós-graduação. Tem experiência na área de Ecologia e Funcionamento de Ecossistema florestal e agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo do nitrogênio, fluxo de gases em florestas, pastagens e na cultura da cana-de-açúcar, Amazônia e Mata Atlântica. Atualmente coordena um projeto de pesquisa com financiamento da FAPESP e participa como colaboradora de outros projetos interinstitucionais. Publicou 14 artigos completos em periódicos relevantes em sua área de atuação e já orientou mais de 20 alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente pertence ao Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da UFSCar campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Villela, F. N. J., Manfredini, S., Corrêa, A. J. M., & Carmo, J. B. do. (2015). MORFOPEDOLOGIA E ZONEAMENTO VOLTADO À OCUPAÇÃO. Revista Do Departamento De Geografia, 30, 179-192. https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.102857