MORFOPEDOLOGIA E ZONEAMENTO VOLTADO À OCUPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.102857Palavras-chave:
Análise Morfopedológica, Solos, Campus UFSCar-Sorocaba, ZoneamentoResumo
O planejamento e adequada gestão dos recursos naturais requer o reconhecimento dos componentes da paisagem e das relações estruturais e funcionais que se estabelecem entre eles. Procedeu-se à confecção de uma carta morfopedológica do campus universitário da UFSCar no município de Sorocaba, Estado de São Paulo, como base para a definição de um zoneamento da aptidão do meio físico ao uso e à ocupação. A compartimentação morfopedológica relaciona satisfatoriamente as formas de relevo e os solos por meio de uma série de documentos cartográficos analisados de modo integrado (referentes à pedologia, à geologia, à morfologia, à declividade e à hipsometria) e da associação decorrente das análises empíricas e laboratoriais do solo. Tais análises possibilitaram a compreensão das inter-relações existentes entre os diferentes componentes da paisagem, proporcionando a definição dos compartimentos morfopedológicos utilizados para o zoneamento realizado. Este se constitui em um instrumento de diagnóstico e prognóstico essenciais ao planejamento e à gestão, com vistas à conservação da paisagem.Downloads
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Publicado
2015-12-15
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Villela, F. N. J., Manfredini, S., Corrêa, A. J. M., & Carmo, J. B. do. (2015). MORFOPEDOLOGIA E ZONEAMENTO VOLTADO À OCUPAÇÃO. Revista Do Departamento De Geografia, 30, 179-192. https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.102857