Significados semânticos da paisagem: paisaginário, paisageria, paisagelogia
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.116526Palavras-chave:
Paisagem, paisaginário, paisageria, paisagelogiaResumo
O autor procura identificar como se originou a paisagem terrestre e esclarecer os diferentes significados semânticos do uso da palavra. Discute a antiguidade da paisagem, construída de forma associada aos processos de hominização e a modernidade da paisagem como objeto da ciência, das artes, da literatura e como categoria de análise que funda a geografia como disciplina científica. Propõe três termos para diferenciar três amplos significados semânticos do estudo da paisagem: paisaginário, paisageria e paisagelogia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2017-08-23
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Abreu, A. A. (2017). Significados semânticos da paisagem: paisaginário, paisageria, paisagelogia. Revista Do Departamento De Geografia, 33, 144-156. https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.116526