Razões para Morar em Centros Históricos: O Caso de Belém (PA, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v32i0.117690Palavras-chave:
Real Estate Market, Housing, Historic CenterResumo
Muitos centros históricos de cidades brasileiras experimentam a degradação física dos seus prédios e espaços públicos, algo comumente acompanhado do esvaziamento econômico e populacional. O Centro Histórico de Belém (CHB) também tem experimentado um declínio físico, mas, ao contrário de outras cidades, vem mantendo forte dinamismo econômico e moderado crescimento populacional. O objetivo deste trabalho é identificar as principais características socioeconômicas dos moradores que procuram CHB para viver e quais as razões mais fortes para morar no local, informação útil para a definição de uma política habitacional destinada a usar imóveis vazios existentes no local. Utilizaram-se dados do censo de 2010 e de entrevistas com 58 responsáveis por domicílios que alugam ou compraram domicílios no local nos últimos cinco anos, selecionados de forma aleatória sistemática. O teste exato multinomial foi usado como teste de significância estatística. Os resultados indicaram que a maioria dos moradores que procuraram moradia no CHB tem nível de instrução média, são de classe média baixa em termos de rendimentos e são profissionais autônomos. Proximidade de locais de trabalho e de compras diárias foram os dois motivos mais citados para viver no local. A maioria dos entrevistados também demonstrou bom nível de satisfação em viver no CHB.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).