A Produção Contraditória do Espaço Urbano: A Igreja e os Movimentos Sociais na Cidade do Crato – Ceará
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v32i0.118970Palavras-chave:
Igreja, Movimentos Sociais, Produção do Espaço.Resumo
O presente trabalho discute como as contradições internas da Igreja do ponto de vista político-ideológico se materializam e produzem um espaço contraditório na cidade do Crato - Ceará. Para tal investigação, parte-se do papel da Igreja como incorporador/promotor imobiliário, proprietário fundiário, atuante no campo dos serviços de saúde, educação, turismo, dentre outros. Contraditório a isso, outra importante forma de produção do espaço urbano se dá na lógica da Igreja libertadora, ou seja, a partir da teologia da libertação, como é o caso das ações das CEB’s e da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Para compreender essa discussão parte-se do materialismo histórico e dialético como fundamento metodológico de compreensão da realidade. Utilizou-se procedimentos como leitura bibliográfica, registro fotográfico, entrevistas semiestruturadas, elaboração de mapas, pesquisa documental, etc. Dessa forma, destaca-se que a contradição interna político-ideológica da Igreja se materializa no espaço geográfico também de forma contraditória.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).