Influência do Uso e Cobertura da Terra Aliado à Precipitação Pluviométrica na Qualidade da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Ingaí – RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v32i0.119330Palavras-chave:
Qualidade da Água, Variáveis Limnológicas, Uso da Terra, Rio IngaíResumo
Os impactos resultantes da ação antrópica geram uma série de alterações na qualidade da água. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar a influência do uso e cobertura da terra e da precipitação pluviométrica da bacia hidrográfica do rio Ingaí nos parâmetros de qualidade da água do mesmo. A partir das imagens do Landsat 5/TM foram realizados os mapas de uso e cobertura da terra para as datas 21/01/2009 (período vegetativo - agricultura) e 20/10/2009 (período de entressafra – solo exposto). Para isso, utilizou-se o software SPRING 4.3.3. As classes de uso e cobertura da terra definidas foram: floresta, agricultura, solo exposto, área urbana, água e campo. Conjuntamente aos dados de precipitação e uso e cobertura da terra observaram-se então as suas influências em alguns parâmetros limnológicos: total de sólidos em suspensão (TSS); transparência da água (DS), clorofila a (Chl a), temperatura da água (temp.), potencial hidrogeniônico (pH) e condutividade elétrica (CE). Concluiu-se que a alteração das propriedades da água do rio Ingaí possui forte relação com as alterações no uso e cobertura da terra da bacia, provenientes principalmente de fontes difusas, devido à extensa área destinada a agricultura, áreas de solo exposto, aliados a ocorrência de precipitação pluviométrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).