Proposta Metodológica para Análise da Inserção Social na Bacia Hidrográfica do Rio Una em Ibiúna/SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.125677Palavras-chave:
Geoprocessamento, Indicador Social, AHP, Censo DemográficoResumo
Indicadores sociais são importantes mecanismos para a comunicação de informações e provisão de bases sólidas sobre a qualidade de vida dos seres humanos. Nesse estudo elaborou-se um Indicador de Inserção Social (IIS) que integrou informações sociais presentes no censo demográfico da Bacia Hidrográfica do Rio Una (SP), utilizando, em seu cálculo, o método de Análise Hierárquica de Processos (AHP) para valorar as variáveis componentes do indicador e técnicas de geoprocessamento para espacializar os valores do IIS. Este indicador varia de 0 a 1, onde 1 representa a condição com a melhor qualidade de vida. Ao analisar a bacia hidrográfica do Rio Una foi verificado que não houve valores do IIS acima de 0,50; que poderiam ser considerados como regulares a bom. Aproximadamente 49,4% da área de estudo apresentam valores de IIS classificados como péssimos e inferiores a 0,25. Este fato pode estar associado à vocação do município na produção agrícola e na ausência de serviços mais especializados que oferecem uma possibilidade de renda maior, porém exigem um grau de estudo mais elevado, justificados pela baixa renda e a alta taxa de analfabetismo verificada na área de estudo que apresentaram péssimos valores. Através das informações levantadas pode-se concluir que o IIS pode servir como um instrumento importante para a tomada de decisão por gestores públicos e interessados nessa questão
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).