Dinâmica de Inundação do Banhado a partir do índice NDPI, Reserva Biológica de São Donato – RS
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.125834Palavras-chave:
Área Úmida, Índices de Umidade, Planícies Inundáveis, Padrões de Inundação.Resumo
Os banhados característicos do bioma Pampa fazem parte de um grande leque de áreas úmidas, que são periodicamente inundadas por reflexo lateral de rios e de lagos, pela precipitação direta ou por água subterrânea. Para compreender a dinâmica desses ambientes – em especial o banhado da Reserva Biológica de São Donato - RS, a partir de processamento de imagens Landsat 5 e Landsat 8, foi utilizado o índice NDPI (Normalized Difference Pond Index ou Índice de Diferença Normalizada de Corpos de água) e registros de precipitação diários e mensais de quatro estações pluviométricas, duas locais e duas montantes do rio Uruguai. Foram determinadas classes de NDPI: Muito Seco, Seco, Úmido e Muito Úmido. Os resultados mostram que existem padrões nas imagens NDPI associados as manchas de inundação. Foram definidos três padrões de inundação no banhado da reserva: o regional, por influência de chuvas oriundas do trecho a montante na bacia do rio Uruguai; o sub-regional, por influência de chuvas oriundas ao leste, da sub-região hidrográfica dos rios Butuí e Icamaquã; e um padrão local, por influência de chuvas à montante do rio Butuí, que afeta o banhado com o encharcando do solo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).