Dinâmica de Inundação do Banhado a partir do índice NDPI, Reserva Biológica de São Donato – RS

Autores

  • Daniela Zanetti Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Laurindo Antonio Guasselli Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.125834

Palavras-chave:

Área Úmida, Índices de Umidade, Planícies Inundáveis, Padrões de Inundação.

Resumo

Os banhados característicos do bioma Pampa fazem parte de um grande leque de áreas úmidas, que são periodicamente inundadas por reflexo lateral de rios e de lagos, pela precipitação direta ou por água subterrânea. Para compreender a dinâmica desses ambientes – em especial o banhado da Reserva Biológica de São Donato - RS, a partir de processamento de imagens Landsat 5 e Landsat 8, foi utilizado o índice NDPI (Normalized Difference Pond Index ou Índice de Diferença Normalizada de Corpos de água) e registros de precipitação diários e mensais de quatro estações pluviométricas, duas locais e duas montantes do rio Uruguai. Foram determinadas classes de NDPI: Muito Seco, Seco, Úmido e Muito Úmido. Os resultados mostram que existem padrões nas imagens NDPI associados as manchas de inundação. Foram definidos três padrões de inundação no banhado da reserva: o regional, por influência de chuvas oriundas do trecho a montante na bacia do rio Uruguai; o sub-regional, por influência de chuvas oriundas ao leste, da sub-região hidrográfica dos rios Butuí e Icamaquã; e um padrão local, por influência de chuvas à montante do rio Butuí, que afeta o banhado com o encharcando do solo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Zanetti Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Cursando mestrado acadêmico em Geografia: Análise Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geociências, UFRGS.
  • Laurindo Antonio Guasselli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências, UFRGS.

    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto.

Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bittencourt, D. Z., & Guasselli, L. A. (2017). Dinâmica de Inundação do Banhado a partir do índice NDPI, Reserva Biológica de São Donato – RS. Revista Do Departamento De Geografia, 33, 85-96. https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.125834